Sobre

O Gabinete de Ética e Humanização é um serviço encarregue pela promoção e implementação do Programa de Humanização da Assistência e dos cuidados de saúde, bem como a boa gestão dos Gabinetes dos Utentes do Sistema Nacional de Saúde.

O que fazemos?

  • O Gabinete de Ética e Humanização é um serviço encarregue pela promoção e implementação do Programa de Humanização da Assistência e dos cuidados de saúde, bem como a boa gestão dos Gabinetes dos Utentes do Sistema Nacional de Saúde.
  • Conceber e implementar novas iniciativas da humanização das Instituições de Saúde que venham a beneficiar os Utentes e os Profissionais de Saúde.
  • Fortalecer e articular todas as iniciativas da humanização já existentes na rede de Unidades do Sector Público da Saúde.
  • Estimular a realização de parcerias com Instituições Públicas e Privadas e o intercâmbio de conhecimentos e experiências na área de Ética e Humanização.
  • Promover a criação, revitalização, inspecção, supervisão e reestruturação dos Gabinetes dos Utentes e apoiar na sua organização e funcionamento.

Perspectivas

  • Melhoramento do atendimento de utentes, através dos aumentos da qualidade e quantidade dos profissionais de saúde, infraestrutura, equipamentos modernos e no humanismo e do profissionalismo no seio dos médicos, enfermeiros, técnicos de diagnostico e terapêutica.
  • Fazer o refrescamento aos Profissionais de Saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de diagnóstico e terapêutica, dos Hospitais Centrais e Institutos, para juntos, no âmbito do princípio da integridade, assumirem o melhoramento da assistência em cuidados de saúde nos três níveis, nomeadamente: o Nível Terciário, Secundário e o Primário na metodologia do Sistema de Referência e Contra-Referência, quer territorial quer por especialidade.

O que é a Humanização?

Humanização é a Acção ou efeito de humanizar, de tornar humano ou mais humano, tomar benévolo, tornar afável.

O processo de humanização implica a evolução do Homem, pois ele tenta aperfeiçoar as suas aptidões através da interação com o seu meio envolvente. Para cumprir essa tarefa, os indivíduos utilizam recursos e instrumentos como forma de auxílio.

A comunicação é uma das ferramentas de grande importância na humanização.

Humanização na Saúde

A humanização na saúde implica uma mudança na gestão dos Sistemas de Saúde e seus serviços. Essa mudança altera o modo como os Utentes e os Profissionais de saúde interagem entre eles. A humanização na área da saúde tem como um dos seus principais objetivos fornecer um melhor atendimento dos utentes e seus familiares, bem como melhores condições de trabalho para os Profissionais de Saúde.

Humanizar a saúde também significa que as mentalidades dos indivíduos vão sofrer mudanças positivas, criando profissionais mais capacitados que melhorem o sistema de saúde.

Saúde Espiritual

Segundo JUNG (1986), a espiritualidade não está referenciada em determinada procissão de fé religiosa e sim, na relação transcendental da alma com a divindade, na mudança do resultado que daí resulta. Religiões, por sua vez, são as confissões de fé. São formas codificadas e dogmatizadas de experiências religiosas originarias. Desta forma, Espiritualidade está relacionada a uma atitude, a um movimento interno, a uma ampliação de consciência, a um conctato do individuo com sentimentos e pensamentos superiores e ao fortalecimento.